site do Governo de São Paulo
Quem Somos
  Perfil e histórico
Secr. Desenvolvimento
Parcerias
Departamentos
Etecs
  Cursos
Escolas
Vestibulinho
Projetos
Enem
Regimento Comum
Fatecs
  Cursos
Faculdades
Vestibular
Concursos
Projetos
Enem
Telecurso TEC
Ensino Básico
Pós-graduação
  Geral
Lato Sensu
Stricto Sensu
Ensino a Distância
Trabalhos Acadêmicos
Avaliação
  Observatório Escolar
SAI
Projeto Caminhar
Produção Didática
  Livros e Software
Guia da Internet
Notícias
  Releases
Clipping
Capacitações
Licitações
  Concorrência Pública
Convite
Pregões
Tomadas de Preços
   
Fale Conosco
   
 
Vestibulinho 2008: inscrições começam em outubro

26/9 - As inscrições para o Vestibulinho do 1º semestre de 2008 das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) vão de 1º a 11 de outubro. Para concorrer a uma das vagas para o Ensino Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental. Os que pretendem fazer um curso técnico precisam estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo. A inscrição deve ser feita na secretaria da escola onde o candidato pretende estudar.

O Manual do Candidato custa R$ 5 (deve ser pago em dinheiro) e traz uma folha de rascunho para o preenchimento preliminar da inscrição. Pode ser comprado até 11 de outubro, na secretaria de qualquer escola do Paula Souza. No entanto, já está disponível para download. Para baixá-lo, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado no computador.

O prazo se estende até o dia 26 de outubro para os que desejarem se inscrever para um curso técnico da área de Agropecuária (como Agricultura, Agroindústria, Agricultura Familiar, Florestal, Gestão da Empresa Rural, Pecuária, Piscicultura e Produção Agropecuária). O processo seletivo será centralizado nas respectivas unidades e o calendário e os procedimentos serão diferenciados.

Para efetivar a inscrição, o candidato deve levar a ficha preenchida sem rasura, com o comprovante do pagamento – pago em qualquer agência bancária - da taxa de R$ 20.

Expansão

O processo seletivo para o 1º semestre de 2008 das Etecs terá um expressivo crescimento de vagas para o Ensino Médio. Serão 15.008: aumento de 88% em relação ao 1º semestre de 2007 (7.961). Antes ministrado em 93 unidades, passa a ser oferecido em 121 Etecs.

Para o Ensino Técnico, houve um aumento de 7.220 vagas em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 36.257 vagas, distribuídas em 72 cursos.

Entre o Médio e o Técnico, serão oferecidas 51.265 vagas. Desse total, 3.235 vagas foram aprovadas pelo Centro Paula Souza após o fechamento do Manual do Candidato e, portanto, não constam da publicação (veja lista abaixo).

Participam deste processo seletivo 137 das 138 Etecs e duas classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com a prefeitura ou empresas da região, sob a administração de uma Etec).

Vagas não incluídas no Manual do Candidato

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

Os candidatos egressos do ensino público devem apresentar cópia simples do histórico escolar do ensino fundamental ou da declaração escolar, discriminada série a série, para comprovar que cursaram integralmente da 5ª à 8ª série na rede pública municipal, estadual ou federal. A cópia ficará na Etec como comprovante.

O exame será aplicado em 11 de novembro.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

site melhor visualizado em 800x600 e I.E. - © Copyright 2002, Centro Paula Souza