site do Governo de São Paulo
Quem Somos
  Perfil e histórico
Secr. Desenvolvimento
Parcerias
Departamentos
Etecs
  Cursos
Escolas
Vestibulinho
Projetos
Enem
Regimento Comum
Fatecs
  Cursos
Faculdades
Vestibular
Concursos
Projetos
Enem
Telecurso TEC
Ensino Básico
Pós-graduação
  Geral
Lato Sensu
Stricto Sensu
Ensino a Distância
Trabalhos Acadêmicos
Avaliação
  Observatório Escolar
SAI
Projeto Caminhar
Produção Didática
  Livros e Software
Guia da Internet
Notícias
  Releases
Clipping
Capacitações
Licitações
  Concorrência Pública
Convite
Pregões
Tomadas de Preços
   
Fale Conosco
   
 
1ª Feira Tecnológica revela talento de alunos

23/10 - A 1ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza estará aberta ao público de 23 a 25 de outubro, na Etec Parque da Juventude, no bairro Carandiru, em São Paulo. Criada para estimular nos estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) o interesse pela ciência e a iniciativa experimental, a Feira também vai integrar as unidades de ensino.

A Orquestra de Cordas do Centro Tom Jobim, comandada pelo maestro Emiliano Patarra, fez a trilha sonora da abertura do evento, que teve a presença do vice-governador e secretário de desenvolvimento, Alberto Goldman, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

“Ao longo do ano, em visitas às nossas unidades em todo o Estado, encontramos muitos projetos interessantes. Nesta Feira, conseguimos reuni-los em um único espaço”, disse Laura Laganá. “Essa ação é muito importante para vencermos essa distância que nos separa, para a integração entre as unidades”, comemorou.

Cinqüenta trabalhos de alunos dos Ensinos Médio, Técnico e Superior, sob orientação dos professores, divididos nas categorias de atividades econômicas e ciências, foram selecionados
para exposição. Três projetos de estudantes das Etecs e três das Fatecs vão concorrer a troféus
e prêmios em dinheiro. Os alunos previamente inscritos poderão participar também de
uma série de palestras e cursos.

Os visitantes terão acesso a produtos e pesquisas nas mais variadas áreas: um programa de computador que ajuda deficientes visuais a escrever, medicamentos homeopáticos para uso em lavoura orgânica, plástico biodegradável fabricado a partir da casca do camarão, entre outros.
“É impressionante a capacidade criativa desses alunos. Mostra um enorme potencial a ser desenvolvido e como é importante o apoio a esses jovens”, avaliou Goldman.

Projetos em Destaque

Entre Etecs e Fatecs, 30 unidades se inscreveram para expor no espaço Projetos em Destaque,
que serve para divulgar trabalhos desenvolvidos anteriormente por alunos e professores já colocados em prática. “Muitos dos nossos trabalhos têm sido premiados por empresas privadas, resultados do trabalho de nossos professores, que estimulam nos alunos uma postura investigativa, criativa. Isso vem fazendo do Centro Paula Souza o que ele é hoje”, concluiu Laura Laganá.

Produtos fabricados nas unidades são comercializados no local, como mudas e pó de café, calçados confeccionados com couro de tilápias, produtos orgânicos e artesanato. Há projetos como o de controle de natalidade de pombos, inseminação artificial de animais, Empresa Júnior, entre outros. Um terceiro espaço, chamado Alternativo, será reservado às instituições convidadas para apresentação de atividades técnico-culturais ou para divulgação de projetos e produtos.

1ª Feira Tecnológica
Etec Parque da Juventude, avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, próximo ao metrô Carandiru

Atividades abertas aos visitantes
23/10:
15h – Apresentação do Grupo de Dança da Etec de Ipaussu
16h – Palestra sobre aquecimento global
24/10:
15h - Espetáculo teatral sobre doenças do trabalho
18h – Apresentação musical do Grupo Toca
25/10:
15h – Solenidade de premiação

Exposição de projetos
23 e 24/10 – das 13 às 21 horas
25/10 – das 9 às 14 horas

Informações
feteps@centropaulasouza.sp.gov.br
(11) 3327-3063 / 3064

site melhor visualizado em 800x600 e I.E. - © Copyright 2002, Centro Paula Souza